Mensagem do Presidente

Caros Colegas,

Ao longo do nosso mandato temos enfatizado a importância da participação do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) em todos os fóruns de discussão e debates sobre temas relacionados à engenharia de barragens, com foco no zelo pela boa prática profissional, garantia da qualidade dos empreendimentos e sua funcionalidade operacional bem como na legislação de segurança de barragens, estágio atual, avanços e desafios. Participamos intensamente com associações parceiras, compartilhando experiências e promovendo o debate de temas de interesse nacional, a exemplo do movimento em defesa das barragens de usos múltiplos e grandes reservatórios, conforme o conteúdo da Carta de São Paulo.

Procuramos consolidar a nossa atuação, com o objetivo de colaborar com a divulgação do conhecimento e promoção de debates sobre temas de interesse nacional. Todo esse esforço se resume na organização de eventos de alcance nacional e internacional, quando podemos compartilhar nossa experiência, realidade, desafios e ouvir os colegas de outros países.

Entendemos que esses eventos são extremamente importantes para a manutenção do diálogo entre os diversos atores que atuam nas áreas de projeto, construção, manutenção, operação e segurança de barragens; em todas as formas de empreendimentos, fazendo convergir os setores de geração de energia, recursos hídricos, saneamento e mineração, contribuindo com suas experiências, relatos de seus procedimentos técnicos, marcos regulatórios e esforço de implementação da legislação de segurança de barragens, com seus resultados alcançados, desafios e linhas de ação para o futuro.

Do exposto, o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) realizará no período de 20 a 23 de maio de 2019, em Salvador – BA, o XXXII SNGB – Seminário Nacional de Grandes Barragens, com o apoio do Governo de Estado da Bahia, juntamente com o II SISB – Simpósio Internacional de Segurança de Barragens em parceria com os Comitês Chinese National Committee on Large Dams (CHINCOLD), Spanish National Committee on Large Dams (SPANCOLD) e o United States Society on Dams(USSD) . Registro a presença, já confirmada, do Presidente do International Commission on Large Dams (ICOLD), Dr. Michael Rogers, que prontamente atendeu ao nosso convite. Os SNGB, tradicionalmente, congregam a participação de profissionais de engenharia de barragens e áreas afins, da área acadêmica, com a participação de professores e estudantes, a apresentação de empresas prestadoras de serviços, de fornecedores com suas exposições de produtos, contribuindo para o intercâmbio de tecnologias e prospecção de oportunidades de negócios.

No planejamento desse evento foram incluídos quatro temas:

· Relacionamento com as comunidades do entorno, este com destaque para o nosso compromisso com a transparência e expansão do diálogo com o contraditório em busca do consenso técnico;

· Novas técnicas de monitoramento e avaliação do comportamento de barragens, com foco na contribuição dos métodos de prospecção geofísica, nos estudos de condicionantes geológico-geotécnicos, reinstrumentação, sistemas de realidade aumentada e análises de risco e confiabilidade;

· Avaliação de efeito das mudanças climáticas na segurança de empreendimentos hidráulicos, com destaque para o projeto e desempenho de estruturas de vertedouros e riscos com base nos dados e informações sobre mudanças climáticas e,

· Investigações preliminares e garantia da qualidade de obras hidráulicas e de mineração, com destaque para a mitigação de riscos através de modalidades contratuais e critérios para definição de seguros e suas consequências nos custos de implantação, a exemplo do “risco geológico”.

Além desses temas centrais, serão realizadas duas mesas redondas:

· Segurança Hídrica e

· Legislação e Tributos Incidentes sobre Empreendimentos Hidráulicos.

Contamos com a participação de todos vocês, contribuindo com seus artigos técnicos, comunicados, exposições técnicas e congraçamento, este o principal ingrediente para o sucesso e nossa motivação para a realização desta nova edição do SNGB.

A cidade de Salvador será a anfitriã, com sua magia, sua gente, sua beleza natural e arquitetônica, testemunho do período colonial e, portanto, merecedora do título e marca do nosso Estado: Bahia, Terra Mãe do Brasil. Serão todos muito bem-vindos.

Carlos Henrique Medeiros
Presidente do CBDB

Carlos Henrique Medeiros