Diretrizes

Os trabalhos a serem apresentados deverão ser inéditos, não tendo sido publicados em outros congressos ou eventos técnicos, nacionais ou estrangeiros. Após o Seminário, o trabalho poderá ser divulgado em outro evento, com prévia comunicação ao CBDB.

Apenas profissionais qualificados deverão ser aceitos como autores. Profissionais recém formados ou estagiários poderão ser aceitos, desde que participem como colaboradores secundários.
Os trabalhos deverão ser encaminhados via site, no link trabalhos técnicos – submissão.

Os trabalhos, para serem aceitos para divulgação, deverão ter no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as ilustrações, esquemas e o sumário em português e inglês. Os trabalhos que excederem este número de páginas serão devolvidos aos autores, para sua eventual redução.

Os trabalhos a serem recebidos pela Comissão Organizadora do CBDB, deverão estar em formato WORD for Windows, 1997 ou superior. Não serão recebidos arquivos em separado, isto é, com o texto e as ilustrações em arquivos diferentes. As ilustrações deverão ser agrupadas no corpo dos trabalhos em formato JPEG.

Os autores e co-autores estão limitados a um número máximo de quatro, ou seja, um autor e até três co-autores. Os trabalhos com mais de quatro participantes serão devolvidos aos autores para atendimento a esta diretriz. Caso haja mais colaboradores no trabalho, os mesmos poderão ser citados em Agradecimentos (ver item 11).

A Configuração de Página deve obedecer a seguinte formatação:

  • Margens:
    – Superior: 2,5 cm;
    – Inferior: 2,0 cm;
    – Esquerda: 2,5 cm ;
    – Direita: 2,5 cm; e
    – Medianiz: 0 cm.
  • A partir da margem:
    – Cabeçalho: 1,27 cm; e
    – Rodapé: 1,27 cm.
  • Tamanho do Papel:
    – A4 (21 x 29,7 cm);
    – Largura: 21 cm;
    – Altura: 29,7 cm; e
    – Orientação: Retrato em todo o trabalho.

Os trabalhos deverão ser digitados em arquivo Word 97 ou superior, com as seguintes formatações de fonte:

  • Fonte:
    – Arial;
    – Tamanho 12 em todo o trabalho.
  • Parágrafo:
    – Espaçamento entre linhas: simples;
    – Alinhamento: justificado;
    – Marcadores como o desta linha (traço), poderão ser utilizados sempre que necessário.

No rodapé, presente em todas as páginas do trabalho, deve constar o nome do evento com as iniciais em maiúsculo, alinhado a esquerda e em Arial tamanho 7. E o número da página alinhado a direita em Arial tamanho 10.
Exemplo:

Apenas na primeira página deverá constar o cabeçalho (ver item 8.1). O título do trabalho (ver item 8.2) deverá ser escrito a 60 mm do topo (configurar apenas esta página com margem superior de 6 cm), em letra maiúscula, em negrito e centralizado na página, conforme exemplo anexo. Na seqüência deverão ser apresentados os nomes dos autores, com os respectivos títulos profissionais e instituição (ver item 8.3). Em seguida, o Resumo e o Abstract (ver item 8.4).

A página de rosto deve ser limitada a uma única página, ou seja, todas as informações necessárias devem estar nela contidas (título, nome e cargo dos autores, resumo e abstract). Ao final da página de rosto, deve ser inserida uma Quebra de Página, para que o conteúdo do trabalho comece sempre na página 2.
O cabeçalho, a ser apresentado somente na primeira página, constará da máscara disponível neste site. Maiores detalhes são apresentados nos subitens a seguir.

8.1.  Cabeçalho

O cabeçalho, a ser apresentado apenas na página de rosto, está indicado no exemplo a seguir. A fonte é Arial 10, iniciais em maiúscula e caixa alta ou versalete (conforme a versão do Word).

  • Na primeira linha deve ser digitado: Comitê Brasileiro de Barragens.
  • Na segunda, o nome do evento, por exemplo: XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens.
  • Na terceira linha, o local e a data do evento, por exemplo: Salvador – BA, 20 a 23 de Maio de 2019.
  • A quarta linha fica reservada ao Comitê (ver item 18).
    Exemplo:

8.2. Título do Trabalho

O título do trabalho deve ser digitado em letra maiúscula, negrito e alinhamento centralizado. Este é o único item do trabalho que recebe negrito.

8.3. Autores e Co-autores

Os nomes dos autores deverão ser apresentados com apenas um dos sobrenomes todo em letra maiúscula. Abaixo do nome de cada um dos autores deverá ser indicado, com letras maiúsculas iniciais, o título profissional (Consultor, Título Universitário, Diretor Técnico, Coordenador Geral etc) e ao lado, separado por um traço, a empresa ou instituição do autor (ver também item 4).

8.4. Resumo / Abstract (item sem numeração)

Cada trabalho deverá ser iniciado por um Resumo em Português, não excedendo 10 (dez) linhas, seguido de um sumário (também de no máximo 10 linhas) em Inglês (Abstract), para permitir seu cadastramento por organismos internacionais. Para auxiliar na versão dos resumos para o inglês, consultar os dicionários técnicos do CBDB/ICOLD disponíveis no site www.cbdb.org.br.
Caso o trabalho seja apresentado em espanhol ou em uma das línguas oficiais da ICOLD (ver item 17), o resumo também deverá ser na língua do trabalho, no lugar do português, seguido pelo abstract em inglês.
Serão devolvidos os trabalhos que não apresentarem adequadamente o Resumo e o respectivo Abstract.
Quando houver necessidade, o Resumo e o Abstract poderão ter mais que dez linhas, desde que caibam na página de rosto e não haja discordância com os demais itens desta Diretriz.

A apresentação do conteúdo do trabalho sempre inicia na página 2. As notas de rodapé não serão permitidas. Os itens principais do trabalho deverão ser numerados seqüencialmente, com a Introdução recebendo o N° 1 e as Referências Bibliográficas recebendo o número final. Estes deverão ser digitados com letra maiúscula e centralizados na linha, com recuo esquerdo de 0,50 cm (Formatar Parágrafo).
Exemplo:

Os itens secundários serão alinhados sempre à esquerda, com a designação seqüencial, por exemplo: 2.1, 2.2, 2.3, etc., em minúsculo com apenas a primeira letra em maiúsculo, utilizando-se de formatação em “Caixa Alta” ou “Versalete”, conforme a versão do Word. Caso haja a necessidade de nova itemização, a mesma deverá ser por exemplo: 3.1.1, 3.1.2, 3.1.3, etc., em itálico, com as letras minúsculas e somente a primeira letra maiúscula.
Exemplo:

O primeiro parágrafo, após cada item ou subitem, deverá ser iniciado uma linha após o título do item (ou subitem), com alinhamento Justificado. A primeira palavra deverá começar junto à margem esquerda.
Entre um parágrafo e outro deverá sempre ser deixada uma linha de espaçamento, sendo que entre a última linha do último parágrafo e o item seguinte deverão ser deixadas duas linhas.

Neste item o(s) autor(es) deverá(ão) apresentar de forma bem sucinta as principais conclusões ou recomendações que resultaram de sua pesquisa, trabalho ou relato de um determinado evento técnico.
Trabalhos sem uma conclusão final serão devolvidos aos autores para as devidas complementações.

A critério do autor, poderão ser apresentados agradecimentos às empresas e/ou pessoas que contribuíram para elaboração do trabalho, sempre após o item Conclusões.

Após os Agradecimentos, deverá ser apresentada uma relação de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chaves, para possibilitar a localização do trabalho em função das mesmas, na versão eletrônica dos anais (CD). Caso não haja Agradecimentos, o item Palavras-Chave deverá ser apresentado após o item Conclusões.

O item Referência Bibliográficas é o último item, e portanto encerra o trabalho. Deverá estar posicionado após o item Palavras-Chave. O padrão para a apresentação das referências bibliográficas é o mesmo da ICOLD – Comissão Internacional de Grandes Barragens, conforme diretrizes a seguir, com exemplo ilustrativo:

  • Todas as referências bibliográficas deverão ser indicadas no texto com a numeração respectiva;
  • Todas as referências apresentadas deverão ser numeradas sequencialmente (na ordem em que aparecem no texto), aparecendo o número em destaque e entre colchetes após a citação;
  • O nome do(s) autor(es) deverá ser apresentado em letras maiúsculas, com o sobrenome por extenso, seguido das iniciais do primeiro nome e dos nomes intermediários, separas por ponto;
  • Na seqüência, deverá ser indicado, entre parênteses, o ano de publicação dos anais ou do livro consultado, com hífen ao final;
  • Na seqüência, indicar o título do trabalho ou do livro consultado entre aspas, com apenas a primeira letra maiúscula, e com vírgula ao final;
  • Apresentar na seqüência os anais em que o trabalho foi apresentado, seguido do tema, volume dos anais e país ou cidade em que o mesmo foi realizado.

O texto deverá estar com alinhamento justificado, e recuo especial com deslocamento de 1,00 cm (Formatar Parágrafo).
Exemplo:

As eventuais ilustrações dos trabalhos técnicos, sejam elas figuras, gráficos,  desenhos ou fotos, deverão estar sempre incorporadas ao texto, não devendo ser apresentadas em separado. Ao formatar a figura, o layout deve ter a disposição do texto alinhada e o texto deve estar com o alinhamento centralizado. Todas as referidas ilustrações deverão ser identificadas pela palavra “FIGURA” e numeradas seqüencialmente. A palavra “FIGURA”, sua numeração e título deverão ser apresentados imediatamente abaixo das respectivas ilustrações também com o alinhamento centralizado. O título de cada figura deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo. A referência a elas no texto do trabalho deve ser em minúsculo, apenas com a inicial em maiúscula.

As fotos ou outras ilustrações quaisquer poderão ser apresentadas em cores, sempre que necessário. Caso sejam utilizadas cores para representar desenhos e figuras, deverá haver convenções de representação que permitam identificações independentes da cor.

As ilustrações poderão ser apresentadas com a orientação retrato ou paisagem, ou seja, poderão ser giradas na página de forma a mudar a sua orientação, mas apenas as ilustrações. A configuração da página deve permanecer sempre orientada como retrato, para garantir a posição do rodapé uniforme em todo o documento (ver item 5). Desta forma, o título da ilustração também permanecerá com a orientação retrato. Não serão aceitos trabalhos com as ilustrações em separado ou em outro aplicativo que não seja o Word.

As tabelas deverão ser incorporadas ao texto, não devendo ser apresentadas em separado. A tabela deverá ter alinhamento centralizado. O tamanho da fonte pode ser inferior ao especificado para todo o trabalho (Arial 12), desde que o conteúdo permaneça legível e a fonte não seja inferior a Arial 7. Todas as referidas tabelas deverão ser identificadas pela palavra “TABELA” e numeradas sequencialmente. A palavra “TABELA”, sua numeração e título deverão ser apresentados abaixo da mesma e também centralizados. O título das tabelas deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo. A referência a elas no texto do trabalho deve ser em minúsculo, apenas com a inicial em maiúscula.

As tabelas poderão ser apresentadas com a orientação retrato ou paisagem, ou seja, poderão ser giradas na página de forma a mudar a sua orientação, mas apenas as tabelas. A configuração da página deve permanecer sempre orientada como retrato, para garantir a posição do rodapé uniforme em todo o documento (ver item 5). Desta forma, o título da tabela também permanecerá com a orientação retrato.

Todas as grandezas físicas deverão ser expressas em unidades do Sistema Métrico Internacional. As equações e fórmulas devem ser localizadas à esquerda e numeradas, entre parênteses, junto ao limite direito na mesma linha, deixando-se uma linha em branco entre as equações/fórmulas e o texto. Todos os parâmetros constantes nas equações e fórmulas deverão ser indicados com suas respectivas unidades. A referência a elas no texto do trabalho deve ser com a palavra “Equação” ou “Fórmula” e o respectivo número ao lado, ou seja, em minúsculo, apenas com a inicial em maiúscula.

Os trabalhos apresentados deverão abordar como tema básico, um dos temas escolhidos para o Seminário de Grandes Barragens ou Simpósio Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas, temas estes que são sempre definidos após consulta aos associados, antes de cada um dos eventos realizados. O tema deverá ser indicado pelo autor, quando do encaminhamento do trabalho à Comissão Organizado do Seminário.

Caso a Comissão Organizadora não concorde com o tema selecionado pelo autor, este poderá ser eventualmente deslocado para outro tema. Se o trabalho não se encaixar em nenhum dos temas selecionados para o evento e se tratar de trabalho de bom nível técnico, este poderá ser publicado como Contribuição Técnica.

Em cada caso, Seminário Nacional de Grandes Barragens e Simpósios Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas, será fixada uma data limite para o recebimento dos trabalhos, após a qual os trabalhos recebidos serão encaminhados de volta para os autores. A necessidade desta data limite e de seu cumprimento pelos autores dos trabalhos técnicos, prende-se à necessidade de uma data final para o recebimento dos trabalhos, após a qual não haveria mais condições de se organizar o sumário dos trabalhos, sua apreciação pelos relatores dos vários temas, revisão final e padronização dos trabalhos para confecção dos CDs, etc.

Todos os trabalhos a serem publicados nos anais dos Seminários Nacionais de Grandes Barragens e Simpósios Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas deverão ser elaborados em língua Portuguesa e eventualmente Espanhola, ou nas línguas oficiais da ICOLD (inglês e francês), assim como todas as ilustrações que o acompanham deverão conter legenda também em uma destas línguas. Apenas os trabalhos citados como referências bibliográficas deverão estar na língua original, em que os mesmos foram elaborados.

Os trabalhos eventualmente recebidos pelo CBDB em outro idioma, que não sejam os acima mencionados, serão encaminhados de volta aos autores, para sua tradução para o português.

Todos os trabalhos aceitos para publicação nos anais dos Seminários Nacionais de Grandes Barragens e Simpósios Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas, passarão a ser identificados pela simbologia Txx e Axx, onde “T” designa o Tema em que o mesmo se encaixou e “A” significa o número sequencial do trabalho (artigo), em função da ordem cronológica em que o mesmo foi recebido pelo CBDB. Por exemplo o trabalho T.92 – A.16 representa o décimo sexto trabalho do Tema 92 do correspondente Seminário ou Simpósio (XXV SNGB no caso do tema 92).

Nos anais dos Seminários e Simpósios todos os trabalhos receberão esta identificação, que será colocada no topo da primeira página, alinhada a esquerda de modo similar aos anais do XXXI Seminário Nacional de Grandes Barragens, acima referido (ver item 8.1).

Todos os trabalhos enviados, seja por e-mail ou seja por CD, deverão ser acompanhados por uma listagem dos autores com os respectivos endereços, e-mails e telefones para que possam ser contatados pelo CBDB caso necessário.

Para que o trabalho seja aceito, é necessário que um dos autores envie a autorização devidamente preenchida e assinada.